• Ana Dias

Importância da assistência odontológica ao paciente oncológico




As estratégias de tratamento para o paciente com câncer baseiam-se na eliminação das células neoplásicas malignas que se multiplicam rapidamente. Os protocolos terapêuticos podem incluir cirurgia, radiação, medicações citotóxicas, quimioterápicas e endócrinas e, em alguns tipos de neoplasias, o transplante de medula óssea.


A depender da localização do tumor e do tipo de tratamento proposto, a cavidade oral pode ser extremamente afetada por esses tratamentos. O dentista tem papel fundamental tanto na prevenção quanto no manejo dos efeitos colaterais que a terapia contra o câncer pode acarretar.


A assistência odontológica envolve:


  1. Avaliação pré-tratamento - Com o objetivo de preparar a cavidade oral para receber a terapia oncológica.

  2. Avaliação durante a terapia contra o câncer – Com cuidados orais e manejo de possíveis efeitos colaterais.

  3. Avaliação de controle após a terapia – Acompanhamento e reabilitação.

OBS: Para os os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, pacientes que realizaram o transplante de medula óssea e pacientes que durante a terapia antineoplásica utilizaram medicamentos da classe dos antirreabsortivos ósseos ( zometa ou ácido zoledrônico, aredia ou pamidronato dissódico) e antiangiogênicos (sunitinibe, sorafenibe, pazopanibe e bevacizumabe) o acompanhamento após o tratamento deve ser realizado com maior frequência.


O cirurgião dentista tem papel fundamental na prevenção de infecção, controle da dor

manutenção das funções orais, manejo das complicações orais do tratamento oncológico e qualidade de vida do paciente. A inserção desse profissional em uma equipe multiprofissional tem impacto positivo para o sucesso da terapia oncológica.


Os cursos de residência multiprofissional em oncologia são as principais formas para o cirurgião dentista se capacitar. No Brasil existem 12 centros em 8 estados que oferecem essa formação para o dentista. Atualmente, existem pouco mais de 100 dentistas formados para atuarem na Oncologia. Para mais informações:

ARTIGO PROGRAMA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL ONCOLOGIA
.pdf
Download PDF • 790KB


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo